30 de setembro de 2012

Odontograma - Sua importância

O que é o odontograma?
O odontograma é a marcação, em um diagrama, do exame clínico de toda a arcada superior e inferior do paciente, anotando de forma padrão todo procedimento que o profissional deve realizar no paciente.
Existem muitos tipos de odontograma, mas o mais conhecido entre os colegas é esse abaixo:


Esses dias atrás, eu procurando algo interessante para ler sem fazer nada (novidade), resolvi dar uma olhadinha no ponto de vista da galera sobre odontograma, ver como preenchem e se realmente estão dando a atenção necessária ao preenchimento deste elemento chato pré-atendimento, apesar de já fazer parte do atendimento, mas que será de suma importância para o tratamento do paciente e conseguir fazer um acompanhamento adequado.
Observei um post de uma guria perguntando como fazer o correto preenchimento do odontograma, e infelizmente me decepcionei, fiquei triste ao ver os comentários de alguns colegas acadêmicos e alguns colegas já formados dizendo que a forma de preenchimento do odontograma VAI VARIAR DE PROFISSIONAL PARA PROFISSIONAL ¬¬'
E ai eu coloquei a mão na cabeça e pensei: Senhor, será que uma criatura dessa precisa ser processada para começar a dar valor aos detalhes da odontologia?

Reflitam
Se por um acaso o paciente não estiver satisfeito com seu serviço e achar que as senhoras e os senhores estão equivocados em algo e fez "a maior das merda" na boca dele? Com toda certeza procurarão um advogado e os processarão. O odontograma também é uma defesa para o profissional mostrar ocorrido juntamente com radiografias, anamnese, etc.. (Esqueci Tudo Car*lho)

Mas não é só isso. Um corpo carbonizado foi encontrado em uma mata e suspeitam que seja o Zé das Couve, e o Zé das Couve é seu paciente, o odontolegista vai a procura de seu consultório para coletar informações sobre o Zé das Couve, informações essa que não requer apenas os dados pessoais, nem onde ele mora ou o telefone, até mesmo porque se realmente o corpo for dele será difícil a comunicação. Dados profissionais serão pedidos para ajudar na identificação e as senhoras e os senhores não terão tais fontes de informação, mais um processo?? perda do direito de atuar como cirurgião dentista?? converse com um advogado.  :)
Mas eu preenchi o odontograma, do meu jeito, mas preenchi!!
Foda-se
como o odontolegista vai saber o que é que você quis dizer com aquela mancha de batom?
Pode até ser que exista vários tipos de odontograma, mas a forma de preenchimento SEMPRE será a mesma.

Forma de preenchimento
Cárie: um risco vermelho na face correspondente;
Restaurações insatisfatórias, com material provisório, com cárie ou fraturadas: preencher totalmente a face correspondente em vermelho;
Restaurações satisfatórias: preencher a face correspondente à restauração em azul ou preto;
Dentes ausentes, extraídos ou com extração indicada: fazer um X no dente correspondente.

Tentei passar um pouquinho do meu ponto de vista para vocês, e espero que seja útil.
Um forte abraço para quem gostou, 
e quem não gostou é muito simples, clique no X no canto superior direito de sua tela que fechará e não acesse mais esse blog, porque você não é bem vindo!! HAHAHAHA' Brincadeira, acessa sim, por favor!


Wellington Pressinato Doswaldo


0 comentários:

Postar um comentário